quinta-feira, 18 de novembro de 2010

6 papéis de James Dean no cinema

por Editores da Publications International Ltd - traduzido por HowStuffWorks Brasil

James Dean
Reprodução









Este garoto de Indiana nascido em 1931, tem saga como ícone americano continua a prosperar. Ele começou sua carreira em um comercial da Pepsi no qual ficava em pé junto a um grupo de adolescentes e ao lado de uma jukebox, cantava um jingle da Pepsi. Em apenas uma década, Dean recebeu duas indicações ao Oscar. Infelizmente, ambas foram póstumas.

Em 1955, Dean comprou um Porsche Spyder, gabando-se de que poderia alcançar até 240 km/h. Ao ouvir isso, o ator Alec Guinness disse a ele para nem mesmo colocar os pés dentro do carro porque poderia morrer antes do término da semana. Seis dias depois, o corpo de Dean foi retirado dos destroços de seu mais novo carro em um trecho da rodovia da Califórnia.

A carreira de Dean foi bastante curta, mas seu legado vive nos filmes que deixou para trás.





1. Baionetas Caladas (Fixed Bayonets) - 1951

James Dean
Reprodução
O primeiro papel de James Dean no cinema não foi nada agradável. Este filme de guerra coreana foi o primeiro a retratar a violência nos combates. Na verdade foi dada rédea solta ao diretor Samuel Fuller para retratar a premissa do filme - “matar ou ser morto" – e foi exatamente isso que ele fez. Os atores e operadores de câmeras foram levados a seus limites físicos, incluindo os protagonistas Richard Basehart, Gene Evans e Michael O'Shea. Na época James Dean tinha apenas 20 anos e não recebeu créditos pelo filme. Aliás, ele teria apenas uma única fala que mesmo assim foi cortada pela produção final.

2. O Marujo Foi na Onda (Sailor Beware) - 1952

James Dean
Reprodução
O filme seguinte em que Dean atuou já foi bem mais agradável do que o combate coreano. Com Dean Martin e Jerry Lewis no comando, a produção foi bem mais leve. Este filme da Paramount levou apenas cinco semanas para ser gravado, e ainda que envolva militares, a ideia central do mesmo gira em torno de uma aposta entre marinheiros e garotas. Novamente Dean não recebeu créditos ao interpretar um figurante no compartimento de bordo.


3. Sinfonia Prateada (Has Anybody Seen My Gal?) - 1952

James Dean
Reprodução
Rock Hudson é o protagonista deste filme que trás a história de um velho milionário que precisa decidir se deixará ou não a sua herança para a família de seu antigo amor. James Deannovamente interpretou um dos muitos rapazes que fazem uma pequena ponta no filme. Mais especificamente ele apenas aparece sentado em um banco de bar. Nos créditos, porém, ele aparece listado (e ao lado do nome de muitos outros rapazes) como “juventude sentada no bar”.




4. Vidas Amargas (East of Eden) - 1955

James Dean
Reprodução
Este foi o primeiro grande papel deDean no cinema. O ator atuou ao lado de Julie Harris, Raymond Massey, e Burl Ives. Dean interpretou Cal Trask, que compete com seu irmão pelo amor do pai. Este foi o único grande filme no qual trabalhou que foi lançado antes dele falecer. O papel levou-a a receber uma indicação ao Oscar por Melhor Ator, embora tenha sido póstuma. No entanto, Ernest Borgnine acabou ganhando o prêmio por sua atuação em Marty.



5. Juventude Transviada (Rebel Without a Cause) - 1955

James Dean
Reprodução
Este é o filme pelo qual James Deané mais lembrado. Ele foi lançado apenas um mês após a sua morte e foi estrelado também por Natalie Wood e Sal Mineo. Dean interpretou um novo garoto na cidade, Jim Stark, um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, e que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. O filme trata ainda sobre a ousadia na adolescência e mostra garotos brigando com facas e canivetes. Os atores usavam protetores sob as camisas, porém, Dean acabou com um corte na orelha.

6. Assim Caminha a Humanidade (Giant) - 1956

James Dean
Reprodução
Rock Hudson trabalhou uma última vez com James Dean, e desta vez a lendária estrela Elizabeth Taylor fez aumentar o faturamento do filme. Dean intrepretou Jett Rink, um rancheiro que mais tarde acaba se tornando um magnata de petróleo no Texas. O ator acabou de gravar suas cenas poucos dias antes de morrer, mas algumas de suas falas ainda ficaram faltando, então o ator Nick Adams gravou a parte de Jett Rink. Dean recebeu uma segunda indicação póstuma ao Oscarpor Melhor Ator. Rock Hudson também recebeu indicação, mas o prêmio foi para Yul Brynner por seu papel em O Rei e Eu (The King and I).



Nenhum comentário:

Postar um comentário