Sinopse
Brad Majors e Janet Weiss, dois jovens que acabaram de ficar noivos, decidem visitar o Dr. Everett Scott, seu professor de ciências dos tempos da faculdade, para agradecê-lo por tê-los apresentado e convidá-lo para o casamento.
A caminho da cidade de Denton, no interior dos Estados Unidos, onde o Dr. Scott mora, o pneu do carro de Brad e Janet fura e eles são forçados a pedir ajuda em um castelo a alguns quilômetros dali. Porém, o que eles encontram no interior do lugar vai muito além do que eles imaginavam: Um cientista louco, travesti e pansexual chamado Dr. Frank-N-Furter; seus servos, os irmãos e amantes Riff Raff e Magenta; e sua assistente, Colúmbia, dançando algo conhecido como "a Dobra Temporal" ao lado de um grupo de indivíduos exêntricos.
Frank, que clama vir da "Transilvânia Transsexual", convida Brad e Janet para ficarem e testemunharem o nascimento de sua última criação: Rocky, um ser humano artificial criado por Frank por motivos que ficam muito claros.
Após o "nascimento" de Rocky, um homem chamado Eddie emerge de um congelador gigante em uma motocicleta e revela que é um entregador que foi seduzido por Frank a ficar no castelo, assim como Brad e Janet, para que metade de seu cérebro pudesse ser usado na criação de Rocky. Ao descobrir que Eddie e Colúmbia estavam namorando, Frank mata Eddie com um machado.
Naquela noite, Frank seduz tanto Brad quanto Janet, que são incapazes de resistir a ele. Janet, incapaz de se controlar, sai à procura de mais pessoas com que pode dormir e acaba ficando com Rocky, que estava fugindo de Riff Raff, que o atormentada, enquanto Magenta e Colúmbia assistem.
Eis que surge o Dr. Everett Scott no castelo. Ele revela-se como o tio de Eddie e diz estar à procura do sobrinho, mas Frank suspeita que ele tenha sido enviado pelo governo americano para estudar relatos da aparição de ÓVNIs na região. Frank também revela que ele é um oficial Nazista que se escondeu na América após o fim da Segunda Guerra Mundial.
O jantar é servido e, como logo é revelado, são os restos mortais de Eddie. Janet, assustada, abraça Rocky, levando um enciumado Frank a perseguí-la pelo castelo. Brad, Dr. Scott, Rocky e Colúmbia tentam ajudá-la, mas todos são capturados por Frank, que usa um aparelho conhecido como Indutor Medusa para transformá-los em estátuas.
Os cinco são forçados a participar de um Show de Cabaré, que é interrompido por Riff Raff e Magenta. É revelado que eles e Frank são alienígenas do planeta Transilvânia, da galáxia Transsexual, enviados à Terra para estudar os métodos de reprodução dos humanos com o objetivo de dar continuidade à sua espécie, onde o contato íntimo tornou-se tão comum quanto um aperto de mão.
Colúmbia e os outros moradores do castelo são apenas indivíduos desajustados de Denton cujas mentes foram distorcidas por Frank graças à "Dobra Temporal", que é, na verdade, uma dança de acasalamento alienígena. Frank também planejou furar o pneu de Brad e Janet.
Riff Raff e Magenta, cansados de aguardar seu retorno ao seu planeta-natal, matam todos os presentes, exceto Brad, Janet e o Dr. Scott. Em seguida, eles deixam a Terra no castelo, que é, na verdade, uma espaçonave.
Seis Meses depois, é revelado que Brad ficou obcecado em provar a existência de formas de vidas extraterrestres, uma vez que ninguém acredita na absurda história deles, e Janet está secretamente grávida de Frank e irá dar à luz o primeiro híbrido humano-alienígena, o que torna a missão de Frank na Terra um sucesso.
Elenco pincipal
- Tim Curry .... Dr. Frank-N-Furter
- Susan Sarandon .... Janet Weiss
- Barry Bostwick .... Brad Majors
- Richard O'Brien .... Riff Raff
- Patricia Quinn .... Magenta
- Nell Campbell .... Columbia
- Jonathan Adams .... Dr. Everett Von Scott
- Peter Hinwood .... Rocky Horror
- Meat Loaf .... Eddie
- Charles Gray .... o criminologista
- Jeremy Newson .... Ralph Hapschatt
- Hilary Labow .... Betty Munroe Hapschatt
Canções
- Science Fiction/Double Feature
- Dammit Jannet
- Over at the Frankenstein Place
- The Time Warp* Sweet Transvestite
- The Sword of Damocles
- I Can Make You a Man (também conhecida como The Charles Atlas Song)
- Hot Patootie
- I Can Make You a Man: Reprise
- Once in a While (cena removida do filme)
- Touch-a, Touch-a, Touch Me
- Eddie* You'd Better Wise Up (às vezes citada como Planet Schmanet Janet)
- Rose Tint My World
- Don't Dream It, Be It
- Wild And Untamed Things
- I'm Going Home
- Superheroes (música cortada de algumas versões norte-americanas antigas do filme)
- Science Fiction/Double Feature: Reprise
Homenagem aos 35 anos do Filme
Em 28 de outubro de 2010, aconteceu uma apresentação que celebrou os 35 anos do filme. O espetáculo foi uma combinação de cenas do filme com a remontagem de alguns dos números musicais, uma espécie de “sing-along”.
A apresentação realizada no teatro The Wiltern em Los Angeles, contou com as presenças de Matthew Morrison e Lea Michele, da série “Glee”, que interpretaram os recém casados Brad e Janet. Mas só quando eles cantavam. Nas músicas em que os personagens aparecem apenas na coreografia, os atores foram substituídos por figurantes.
Jack Nicholson e Danny DeVito, dividiram o personagem do criminologista. Jorge Garcia, da série “Lost” interpretou Eddie; Lucas Grabeel, dos filmes “High School Musical”, foi Riff Raff; Melora Hardin da série “The Office”, interpretou Columbia; o comediante George Lopez foi o Dr. Scott; Evan Rachel Wood, de “True Blood”, interpretou Magenta e Nicole Scherzinger, foi Trixie. Mas a surpresa da noite foi o ator Julian McMahon, de “Nip/Tuck”, que deu vida ao cientista Dr. Frank-N-Furter.
Durante a música “Time Warp”, Tim Curry e Barry Bostwick, que interpretaram o Dr. Frank e Brad no filme, respectivamente, uniram-se aos atores no palco.
A renda do espetáculo será revertida para o "The Painted Turtle", instituição financeira criada por Paul Newman para auxiliar crianças doentes.
Principais prêmios e indicações
Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films (EUA)
- Indicado na categoria de melhor filme.
Curiosidades
- A série Cold Case (Arquivo Morto no Brasil) exibiu um episódio (2 temporada- Episódio 21 "Creatures Of The Night") que faz referências ao filme, inclusive tocando uma de suas canções ao final - ("Over at the Frankenstein Place" - Susan Sarandon, Barry Bostwick & Richard O'Brien feat. Cast of The Rocky Horror Picture Show)
- O mote central de RHPS (como o filme também é chamado pelos fãs) é a sátira aos filmes e séries de ficção científica. Isso pode ser verificado na idéia de que um cientista que tenta criar um homem em laboratório, o faz por desejo sexual, até às citações explícitas à personagens como Flash Gordon e produtoras de tais filmes, como RKO.
- O cantor Mick Jagger queria interpretar o Dr. Frank-N-Furter, mas acabou sendo preterido por Tim Curry.
- O roteiro original de The Rocky Horror Picture Show previa que no início, o filme seria em preto e branco, até o surgimento do Dr. Frank-N-Furter no elevador, e que após um close em seus lábios, o filme passaria a ser a cores.
- O orçamento de The Rocky Horror Picture Show foi de 1,2 milhão de dólares.
- Os cenarios do filme guardam referencias a diversos outros artes plasticas, como a capela sistina, a monalisa e cita/plagéia/satiriza/referencia outras tantas obras cinematográficas.
- Muitos dos efeitos especiais do filme são risíveis, mas o da decolagem do castelo se deu por falta de recursos (distribuição inacertiva destes) é uma papelão na silhueta do castelo sendo içado.
- Não foi um sucesso de bilheteria.
- O filme é considerado cult em muitos países de língua inglesa, como por exemplo no Canadá e EUA, provocando performances de jovens que cantam, dançam e "interagem" com os atores na tela durante a projeção.
- No Brasil, estreou com atraso de 5 anos e não foi tão bem recebido. Na Inglaterra ficou em cartaz por quatro anos seguidos.
- Em um cinema de Munique está em cartaz desde o seu lançamento, no recorde mundial de maior tempo de permanência. O filme passa na sessão da meia noite.
- O seriado americano "Glee" fez uma homenagem ao filme em um episódio de Halloween chamado "The Rocky Horror Glee Show". O episódio, o 5º da 2ª temporada, foi ao ar nos EUA no dia 26 de outubro de 2010, sendo dirigido por Adam Shankman.
- Em 28 de Outubro de 2010, aconteceu uma apresentação para celebrar os 35 anos do filme, que reuniu vários atores de séries americanas.
- Download Download TRILHA SONORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário